A life committed to learning.

Gripe A e as oportunidades do Teletrabalho

Lembrei-me disto por causa de uma notícia no JN onde se lê:

O teletrabalho pode ser uma solução a adoptar pelas empresas num cenário de agravamento do contágio da Gripe A H1N1, conforme admitiram à agência Lusa a EDP, o BCP ou a Microsoft Portugal.

Isto fez-me pensar na perspectiva das organizações que tomam a decisão de experimentar o teletrabalho. As empresas não vão apenas implementar um plano de prevenção de contágio da Gripe A, mas vão também experimentar uma redução de custos com os seu trabalhadores. Ex: electricidade e espaço.

Por isso, acho que esta é uma oportunidade posta à disposição das empresas que fornecem produtos e serviços em Sistemas de Informação. Os sistemas que permitam uma comunicação eficiente e eficaz, beneficiarão de uma forte procura por parte das empresas que experimentam todas as vantagem do teletrabalho.

Gostava de recomendar às empresas que procuram este tipo de sistemas que considerem serviços grátis e aplicações de Código Aberto (Open Source Software) como alternativa a sistema comerciais.  Existem bons serviços grátis e boas aplicações em código aberto que lhe podem proporcionar um ambiente de teletrabalho muito eficiente.

Um exemplo, poderá considerar a utilização do Skype para efectuar vídeo-conferências sem qualquer custo. O Skype é um serviço gratuito que lhe permite utilizar a Internet para efectuar chamadas de voz e vídeo. Veja um exemplo de utilização do skype:

Para criar um sistema mais interactivo poderá também utilizar o DimDim, por exemplo. O DimDim é uma aplicação de código aberto que lhe permite partilhar, através da Internet, o seu computador com os seus colegas. Veja o vídeo demonstrativo:

Isto é apenas uma pequena amostra do que poderá ter por uma fracção do custo, quando comparado com outra ofertas  comerciais. Existem mesmo boas opções para implementar um sistema eficiente e eficaz de teletrabalho, utilizando apenas aplicações de código aberto e serviços gratuitos.

Fica aqui a oportunidade.

jpereira

http://jpereira.eu

View more posts from this author

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *